Pesquise aqui no blog

As Babás, suas funções e responsabilidades

funções da babá



Babá é a profissional responsável pelos cuidados e educação de crianças conforme orientação familiar. 
A babá deve seguir as orientações da família sem discuti-las, pois cabe aos pais ou responsável pela criança a escolha das rotinas de alimentação, sono, higiene, dos limites na educação, bem como orientar a profissional sobre os seus limites de atuação.
A babá que dorme no emprego folgando semanalmente ela será substituída pela baby-sitter ou folguista quando a família achar necessário.
São de responsabilidades da babá todos os cuidados que dizem respeito à criança, conforme orientação da família.

Roupas ( lavar, passar guardar e manter em ordem).
Alimentos ( preparos de sopas, mamadeiras, papinhas, chás, sucos etc...)
Banhos ( Horários, cuidados com umbigo quando Recém nascido, assaduras, etc..)
Ambiente ( cuidados com o quarto, sala de brinquedo e todos os pertences da criança).
É importante não fazer essa escolha profissional pensando somente no salário e benefícios, pois se assim for, não obterá sucesso ou se cansará em breve.

Todo profissional tem um período de adaptação, pois mora em outra casa, outra família. À medida que a profissional demonstra capacitação e dedicação consegue formar um vinculo com a criança e uma relação de confiança com a família.

Baby-Sitter
Baby- sitter é a babá Americana, mais conhecida no Brasil como folguista. É uma profissional autônoma, trabalha em casas de família, hotéis, clubes e shoppings, na área de fraldários ou com atividades de recreação dirigida. Sua jornada de trabalho é por hora, por período de 8 horas diurnas ou noturnas, finais de semana, semana ou quinzenal, geralmente cobrindo folga ou férias da babá.
A baby-sitter deve possuir telefone para contato, uniforme branco e uma agenda para cadastro dos seus clientes. Deve chegar à residência da criança antes do horário marcado, para realizar uma entrevista com a mãe ou responsável para conhecer a rotina da criança, anotando na sua agenda todos os dados necessários.
A baby-sitter deve fazer suas escalas de trabalho e horário considerado as distancia e a oferta de condução para sua residência para não correr riscos de atraso ou impedimentos no seu retorno.
As tarefas da baby-sitter envolvem todos os cuidados que a babá tem durante a sua jornada de trabalho (alimentação, higiene, sono e laser com a criança. Ao termino da sua permanência na residência deve deixar o ambiente organizado e limpo e fazer um relatório sobre as suas atividades e ocorrência com a criança, lembrando que no caso de trabalhar como folguista devera realizar as mesmas tarefas da babá.

Foguistas
Cobre a folga da babá, podendo assim criar um vinculo com a criança e com a família, se for necessário poderá dormir no emprego, ganha o que combinar com o cliente, diferente da baby-sitter a folguista NÃO ganha por hora trabalhada.
Berçaristas
Profissional capacitada para cuidar de crianças de 0 a 6 anos, em geral em escolinhas, berçários, creches, shopping, restaurante, hotéis, empresas ou qualquer espaço destinado a criança com objetivo de recreação. Responsável pelo bem estar da criança durante a sua permanência nos locais citados.O horário de trabalho é determinado pela instituição, mais não poderá ultrapassar às 44 horas semanais.
AU PAIR
É uma expressão em Frances e significa “AO PAR” cuidar. São pessoas de até 26 anos que tem interesse em aprender a falar outra língua, viajam para outros países e são acolhidas por famílias que também tem interesse em fazer intercâmbios culturais.Neste contrato as candidatas cuidam de uma ou mais crianças durante meio período e no outro freqüentam uma escola para aprender a língua do país. O contrato é por um ano, podendo se renovar para o Maximo dois anos. As AU PAIR não trabalham aos finais de semana e fazem programas culturais junto com outras AU PAIR que estão também no país

20 comentários:

  1. Gostaria muito de ter uma babá, dps que minha filha nasceu estou sem tempo para fazer as coisas.

    Eu não sabia a diferença entre babá e baby sitter.

    Otima postagem Maria. parabéns. bjs

    http://blogdalu2013.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ola sou diarista em uma casa e também tem uma baba e qu lava e passa a roupa da bebe sempre sou eu ,mas acho q isso e obrigação da baba
    Entao qual é o certo eu ou ela cuidar das coisas da bebe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thalita! Obrigada pela sua visita e pelo comentário. Creio que é serviço da babá. Mas, precisa ver porque você foi contratada. Se foi contratada pra fazer esse serviço uma vez ou duas por semana está certo. Diaristas lavam, passam, cozinham, fazem limpeza, depende qual a atividade para a qual foi contratada.
      Grande abraço!

      Excluir
    2. Bom dia,
      Sou babá, mas faço serviços de empregada doméstica. Além de cuida das coisas das crianças, faço outras funções. Só que não estou sendo paga para isso. O que devo fazer?

      Excluir
  3. Sou baba , eu cuido das roupas higiene e alimentação mais me diga a tarefa da escola e eu que tenho que fazer?com ele.

    ResponderExcluir
  4. Eu não sei fico confusa com tantas responsabilidades, brincar cuidar da higiene alimentar e ensina a atividade escolar. E certo isso .? E os pais entram a Ondé, não tô reclamando longe de mim essa ipotesi amo meu trabalho mas tem que separar as coisas né baba e baba país é país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Midia, obrigada pela sua visita e pelo seu comentário. Sendo você uma profissional da área, sabe que cada patrão tem as suas exigências e cabe a profissional aceitar ou não. Não é que a babá vai substituir o professor, isso não. Mas geralmente elas ajudam nas tarefas escolares quando existe essa oportunidade ou pelo menos ajuda a criança a manter o seu material escolar em ordem e quando tem dúvidas pergunta aos pais da criança.
      Grande abraço!

      Excluir
  5. Gostaria de saber a função de uma Babá arrumadeira.

    ResponderExcluir
  6. Existe au pair no Brasil ?

    ResponderExcluir
  7. Ola sou baba é. Certo lavar louça arrumar a casa eu penso que devo cuidar so das crianças se nao sobrecarrega gostaria de uma orientaçao quais obrigaçao exata de uma baba obrigada

    ResponderExcluir
  8. Anônimo04:36:00

    Queria saber se a empregada tem que fazer as funções. Como fazer a comida do bb lavar passar aru mar o quarto do bb tirar as fraldas do lixo do banheiro do bb e tirar roupa de cama do bb tirar da roupa de cama da Baba queria saber se isto está correto porque eu sou a empregada da Cs e Fasso as funções da Baba.

    ResponderExcluir
  9. Interessante as informações contidas nesse artigo. Nelas, fica claro que as babás e contratantes devem ficar atentos o que dizem as Leis! Em dúvidas babás pesquisem as leis trabalhistas, sindicatos. Pois a babá ter que, lavar louça, arrumar a casa e cuidar da roupa da criança deve ser regulamentados por lei. Pois segundo a descrição do artigo, não essa uma função de uma babá e sim de uma diarista! Mas de qualquer forma, é necessário buscar conhecimento, pois tem ''patrão '' que explora mesmo e paga uma miséria.

    Amigas babás, busquem trabalhar da melhor forma possível, sem explorações. Vocês são capazes. Ah que amor eu tenho por babás .

    ResponderExcluir
  10. Bom dia!
    Sou baba a oito anos,porém qua.do comecei a trabalhar as crianças tinha 7e5anos.
    Hoje já são adolescentes.
    Porém na casa as minhas funções além de continuarem as mesmas de antes,ainda mim acrescentaram o trabalho da arrumadeira,e também o cargo de ficar na responsabilidade dos demais funcionários.
    Espécie de governanta,só que limpo a casa cuido dos demais funcionários,tudo relacionado aos adolescente é por minha conta e o meu salário continua o mesmo,e na carteira a mesma função de babá.
    Pode isso?

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber o valor máximo que uma domestica pode assinar na carteira sem comprometer o direito de receber o fundo de garantia e seguro desemprego

    ResponderExcluir
  12. Olá boa tarde! Tenho uma dúvida aqui onde trabalho tem uma criança de 05 anos e ele tem babá, e de responsabilidade minha fazer a comida dele e outros...

    ResponderExcluir
  13. Olá boa tarde! Tenho uma dúvida aqui onde trabalho tem uma criança de 05 anos e ele tem babá, e de responsabilidade minha fazer a comida dele e outros...

    ResponderExcluir
  14. Gosta de saber se sou obrigada a limpar o quarto da criança eu sou a empregada da casa

    ResponderExcluir
  15. Boa noite sou domésticas e certo eu ter q limpar o quarto do bebê sendo q tem a baba

    ResponderExcluir
  16. Boa noite, fui contratada para exercer a função de babá,sendo que no ato da contratação informarão apenas que : seria apenas para cuidar da criança ,apenas isso ,agora que estão passando por etapas as outras funções.fiquei um pouco confusa,mas tudo bem ,todo trabalho é Digno.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, fui contratada para exercer a função de babá,sendo que no ato da contratação informarão apenas que : seria apenas para cuidar da criança ,apenas isso ,agora que estão passando por etapas as outras funções.fiquei um pouco confusa,mas tudo bem ,todo trabalho é Digno.

    ResponderExcluir

Agradeço pela sua visita ao Blog da Empregada Doméstica. Espero que alguma das postagens seja útil a você. Nem sempre posso responder aos comentários devido ao meu tempo. Mas, fica o meu muito obrigada por chegar até aqui.